sábado, 26 de janeiro de 2008

Orkut, privacidade, leis e etc...

O orkut já deixou de ser novidade faz tempo, já passou por diversas modificações, mas continua sendo alvo de polêmicas quanto à privacidade devido ao aumento de crimes cometidos na rede entre outras encheções de saco.

Nesses...sei lá...4 anos de uso, já invadiram meu perfil, já mandaram recados em meu nome, já me colocaram em comunidades digamos assim...impróprias, já me mandaram diversos vírus e também já vi minha vida acompanhada feito novela por alguns usuários. Isso sem contar quando você é vítima da inveja alheia, ou de algum stalker sem noção, todos protegidos pelo anonimato. Enfim, decidimos nos expor e pagamos um preço.

Eu já excluí uma conta e recentemente pensei em fazê-lo novamente, mas eu resisto pois também vejo vantagens como usuária; como a facilidade de comunicação e interação com várias pessoas, onde eu posso expor um pouco sobre mim e revelar meu lado exibicionista que as pessoas que conheço jamais imaginariam que tenho, entre outras coisas. E não sei bem se sou a favor de uma legislação específica e rigorosa para o orkut, a ponto de se tornar um 'grande irmão' controlando todas as informações dos usuários.

Mããs navegar na web sem bote salva-vidas anda cada vez mais complicado...
Como se não bastasse a pornografia, os vírus, os spams e aquelas insuportáveis mensagens animadas, ou scraps em massa, o fato de você ter um perfil público com algumas informações básicas suas, dá a liberdade (assim eles pensam) para algumas pessoas se aproximarem pela desculpa de ter algo em comum com você. O que muitas vezes é algo despretensioso, uma forma de conhecer gente nova e fazer amigos. Até aí nada mal, muito pelo contrário. Mas algumas pessoas escolhem te azucrinar sem nenhum motivo aparente (aquela velha história: 'Oi, eu respiro, posso te add?')e daí começa a encheção pois a partir disso já se consideram seu amigo íntimo, ou então, passam da simples chatice para algo mais sério, como a difamação.

Acho que a internet, o orkut, é uma extensão da vida real, portanto é natural fazer amizades, se aproximar de gente com gosto em comum, enfim... E muitas vezes você pode realmente conhecer pessoas que valem a pena. Mas o perigo é que numa comunidade virtual, por exemplo, você não tem um contato real e sua impressão pessoal se faz através de informações que a pessoa te dá. E aí, essas informações podem ser reais, irreais e muitas vezes surreais, como vemos pelo mundão véio sem porteira do orkut.

Num mundo virtual, as pessoas podem realizar aquele velho desejo conhecido de se reinventar. Tornar-se alguém mais interessante, mais bonito, mais inteligente e por aí vai. A questão não é que na internet você encontra mais pessoas maus-caráteres. Você simplesmente encontra mais pessoas, mais rapidamente. E como pessoas são pessoas em qualquer ambiente, e o anonimato do mundo virtual facilita golpes, fraudes, difamações e afins, cautela nunca é exagero.

Aliás, existe um polêmico projeto de lei em discussão no Senado, do deputado Eduardo Azeredo (PSDB de MG), para reprimir crimes no meio virtual. Que sugere entre outras medidas, um cadastro a todos os usuários da internet, uma certificação digital, justamente para evitar o anonimato na rede. Não sei bem, tenho meus questionamentos sobre esse tipo de medida.

Além desse projeto de lei do senador que quer que todos se identifiquem na internet, mandando documentos e o escambau, agora a Policia Federal tem acesso privilegiado ao orkut, isso mesmo! Eles podem rastrear IPs, tirar comunidades do ar, enfim, verificar pessoas sem qualquer autorização judicial, fácil assim, e não se esqueçam que policiais estão naquela categoria de 'pessoas', com boas ou más intenções.

Não sei bem o que pensar sobre essa questão privacidade x crimes na rede. Sabemos que as leis vigentes são aplicáveis aos crimes cometidos no meio virtual, mas como não são leis específicas, talvez fique complicado autuar um crime exclusivo da internet, como por exemplo tirar um sistema do ar, como o de um banco, por meio de um vírus.
É um assunto polêmico, que dá muito pano pra manga...

Nenhum comentário: