terça-feira, 11 de setembro de 2007

... Tem gente que esquece que também é bicho.

Tá rolando novamente essa polêmica com os cães das raças Pit Bull e Rottweiler. E esses dias, na casa de uma colega, que tem um Pit Dull, muito dócil por sinal, chega um tiozinho, vizinho dela e começa a dizer asneiras do gênero: "Você devia sacrificar essa praga", ou então,"Tem de ser proibido a criação desses animais"...por aí vai.
Há um tempo atrás, queriam implantar uma lei que pretendia proibir a criação de cães das raças rottweiler e pitbull, porque são consideradas muito agressivas. Acabou não rolando, somente multa pra quem saísse com o cachorro sem focinheira.
Eu acho isso um exagero, na verdade uma babaquice, típica de gente idiota que não percebe o óbvio: o cachorro é o reflexo do dono. Se você cria um cachorro com o intuito de colocá-lo para participar de rinhas, ou se ele é criado em um clima de violência familiar, agressividade, é claro que ele se tornará um animal violento. Quem nunca viu um dono descontar a raiva no cachorro? ou 'brincar' de maneira agressiva com ele? ou então um dono de cachorro, alcoólatra, que agride a esposa e filhos? como um antigo vizinho meu.
Acho que a natureza do animal não é má. De repente, podem haver, assim como nos homens, desvios de personalidade, mas até aí...que eu saiba, não é proíbido a nenhum criminoso do naipe de um Marcola, ou Elias Maluco, procriar ou ter filhos. E com certeza morrem mais animais vítimas de pessoas do que pessoas vítimas de animais.
Pô, que orientem criadores e treinadores, fiscalizem e tal...já estão colocando até chips nos dogs, multa para os donos que não cumprirem as regras, além da focinheira e o escambau. Basta, não?
Agora com todo esse alarde, as pessoas estão vendo o animal como um inimigo, uma ameaça, e nisso, muitos donos babacas estão abandonado seus cães por aí...triste!

Nenhum comentário: